terça-feira, 16 de março de 2010

Meu pintinho amarelinho - A Hipercarotenemia

Hipercarotenemia, alguém já ouviu falar? Nem eu...e na última consulta de rotina no pediatra descobri que Benjamin está com esse negócio.

Eu: - Então doutor, Benjamin está ótimo né? (eu sabia que sim, mas queria ouvir da boca dele só pra dar uma aumentada no meu ego de mãe babona, saca?)

Pediatra: - Tá ótimo e amarelo.

Eu: - Como? Amarelo? É né? É que ele não tem pego muito sol esses dias (Não sei porque falei essa asneira...rsrsr. Sei lá, meu pediatra é todo surfistão, achei que ele tava criticando o bronzeado do meu filho. Valeu estúpida...)

Pediatra: Não, nada disso ele está com Hipercarotenemia

Eu: - Heeeeeeeeeeeein??? (nessa hora eu já fiquei apavorada imaginando que m#@&*$ era essa e quais seriam os tipos de tratamento, sequelas e todas as coisas mais horrendas que poderiam caber na minha cabeça de mãe de primeira.)

Pediatra: - Não é nada demais, é basicamente um problema estético que a gente vai resolver mudand0 a alimentação dele.

Hipercarotenemia quer dizer que meu filhote está ficando amarelinho, literalmente, por causa da ingestão em excesso de alimentos com beta-caroteno (cenoura, beterraba, mamão, abóbora, etc). Basicamente tudo que eu coloco na sopinha dele crente que estou abafando...#mãedeprimeiraviagem.
Enfim, a recomendação é tirar todos esses alimentos da sopa dele por mais ou menos 1 mês e depois voltar a dar de forma moderada.
E dá pra acreditar que eu não percebi? Na verdade ninguém percebeu, nem a minha mãe ou a minha sogra!!! E na boa, se passou despercebido pelas super avós só mesmo o pediatra poderia ver...

E não é que esse pintinho é lindo de morrer...

6 comentários:

  1. Sofia,
    Eu já tinha ouvido falar... rs! É só variar mesmo as cores dos alimentos que melhora! Se quiser algumas dicas, fiz um post sobre introdução aso sólidos e tenho tb algumas receitinhas lá no blog.

    Bjs,
    carol

    ResponderExcluir
  2. Sofia, meu primo teve "isso"!! A nãozinha dele ficou amarelinha, coitado!! Mas é bem tranquilo!
    Beijos mt mt mt apertados no fofo do Ben que eu quero conhecer, pq acompanhar de longe só não vale,rs!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Meninas, obrigada pelos comentarios!

    Carol, obrigada pelas dicas! to indo agorinha mesmo ler o seu post pra aprender umas boas receitinhas!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho 29 anos sou mãe de um menino - Lorenzo - de 2 anos e tenho essa cor amarelada desde 16 anos, como não consigo ficar sem comer legumes e frutas amarelados (e existem muitos) tenho que conviver com esse tom de pele meio oriental, até brinco com isso. O Lorenzo tbém é levemente amareladinho. Ao sol pegamos cor com maior facilidade por causa disso. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Menina p q n foi a uma nutricionista? N precisava retirar por um mês esses alimentos, hupercarotenemia n traz nenhum malefício e o beta-caroteno ainda traz proteção extra contra raios ultra-violeta. Só variar mais as cores dos vegetais que vc usa nas sopas!

    ResponderExcluir